terça-feira, 28 de julho de 2009

Catarina Costa sagra-se campeã Nacional em Faro

Os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal decorreram nos dias 18,19, 20 e 21 de Julho nas Piscinas Municipais exteriores da cidade de Faro. Esta prova teve a cooperação desportiva entre a Câmara Municipal e a Federação Portuguesa de Natação que acolheu os melhores nadadores nacionais durante quatro dias.
Esta é das provas mais importantes do calendário nacional, porque ocorre no final da época e engloba nadadores juvenis, juniores e seniores, motivo pelo qual houve um recorde no número de participantes.
Os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos de Portugal tiveram a presença de 621 nadadores (344 masculinos e 277 femininos), em representação de 78 clubes.
A competição contou com a presença de quatro clubes e selecções estrangeiras: a Selecção da Dinamarca (dez nadadores), os clubes franceses do Vikings de Rouen (seis nadadores) e do FC Laon (um nadador) e o clube sul-africano Sandton Seals Swimming Club (um nadador).
Estiveram presentes todos os nadadores que vão competir no Mundial de Roma na disciplina de Natação Pura.

O CDF esteve representado pelos 13 nadadores juvenis (Patrícia Marques, Catarina Andrade, Diogo Catelas, Tiago Andrade, Filipe Baptista, Telmo Barbosa, Telmo Santos, Diogo Carvalho, Marcelo Rosas, Catarina Costa, Mariana Martins, Emanuel Pinho e Alcides Sousa) sob orientação técnica de Paulo Ferreira.

Destaques principais para a nova e primeira campeã Nacional feirense Catarina Costa que alcançou o ouro Nacional na prova de 200 costas, com o tempo magnifico de 2.31.36, passando a final absoluta do Open de Portugal, posicionando-se em 13ª Nacional absoluta, disputando a final B do Open de Portugal. Esta marca e recorde do clube, recorde regional e MAC (Marca de Apoio ao Clube); Alcides Sousa que esteve lesionado há pouco tempo, alcançou portanto o titulo de vice-campeão Nacional na prova de 100 bruços com o tempo de 1.12.37 estabelecendo (MAC), e por isso esta medalha de prata e como se fosse de campeão Nacional; Emanuel Pinho sagrou-se também vice-campeão nacional na prova de 100 mariposa com o tempo de 58.50 sendo recorde do clube e MAC, passando para a final B do Open de Portugal, na qual tornou a fazer a marca de 58.56. Estes 3 atletas fizeram um brilharete nunca antes alcançado por nadadores feirenses colocando o clube num patamar muito elevado na natação nacional.

Brilhantes prestações de Mariana Martins com o 5º lugar aos 200 mariposa (2.39.34), e o 6º lugar nacional aos 100 mariposa com (1.11.60); Emanuel Pinho com o 4º lugar aos 100 livres com 56.08 com RP e 11º aos 100 bruços e 12º aos 200 costas; Catarina Costa com o 6º lugar aos 200 estilos e 11ª aos 800 livres; Alcides Sousa com o 11º a 200 estilos; a estafeta masculina constituída por Diogo Carvalho, Marcelo Rosas, Emanuel Pinho e Telmo Santo alcançaram aos 4x 100 livres e 4x 100 estilos dois recordes e classificaram-se em 8º e 9º nacional; a estafeta juv B constituída por Filipe Baptista, Telmo Barbosa, Diogo Catelas e Tiago Andrade ficaram em 11º lugar; a estafeta feminina juvenil não competiu porque uma das nadadoras adoeceu e não puderam participar.

Os nadadores Feirenses Emanuel Pinho e Alcides Sousa foram ainda distinguidos com um diploma da federação Portuguesa de Natação respeitantes ao Nadador completo Nacional na qual ambos ficaram na 6ª posição Nacional no seu escalão.
Próxima prova é no próximo fim-de-semana e é o Campeonato Nacional Infantil, na qual o Feirense estará representado pelos atletas Gonçalo Sá e Job Silva em S. J. Madeira.


Sem comentários: